sábado, 2 de julho de 2011

Aviação: Low-cost transportam 14 vezes mais passageiros que a TAP (Via Site Económico)



A Ryanair transportou em 2010 mais de 71 milhões de passageiros internacionais. Já a Easyjet transportou 37 milhões de pessoas a nível mundial. No conjunto, as duas companhias aéreas - que também operam em Portugal - transportaram mais de 108 milhões de passageiros, 14 vezes mais que a TAP, segundo as estatísticas da IATA.

Os mesmos dados mostram que a companhia aérea de bandeira nacional transportou no ano passado 7,5 milhões de passageiros internacionais e encontra-se na 33ª posição do 'Top 50' das companhias com maior tráfego.

Ryanair e Easyjet ocupam a primeira e a terceira posições do 'ranking', respectivamente, e estão à frente de companhias como a Air France (4º) e British Airways (6º).

A perder terreno para a concorrência, a TAP acabou com as ligações a destinos europeus a partir de Faro. O aeroporto algarvio sempre serviu para receber sobretudo voos ‘charter', que nos últimos anos foram substituídos por voos das companhias ‘low cost', retirando mercado à companhia aérea liderada por Fernando Pinto. A ligação Faro-Londres foi a última a ser eliminada, de acordo com um relatório interno da empresa a que o Diário Económico teve acesso.

O documento estima que a TAP possa perder cerca de dois mil milhões de euros já em 2012 devido à pressão concorrencial das ‘low cost', em particular com a abertura prevista de uma base da Ryanair no aeroporto da Portela, como noticiou o "Público". A operação da EasyJet já é a segunda maior neste aeroporto e o documento refere que, com transferência de passageiros e pressão para reduzir preços, poderá estar em causa a viabilidade da transportadora. A ocorrer, a TAP teria de avançar para despedimentos, não estando posta de parte a possibilidade de fechar a empresa.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger