domingo, 15 de maio de 2011

Aviação: Companhias low cost já transportam 70% dos turistas na região Norte (Via Turisver)

Aeroporto Sá Carneiro - Porto - PORTUGAL

Sete em cada 10 turistas que visitam a região Norte de Portugal optam por companhias aéreas de baixo custo, com destaque para a Ryanair que, de Janeiro a Março, transportou metade dos turistas que visitaram o Porto, revelou o estudo trimestral sobre o perfil dos turistas que visitam o Porto e Norte de Portugal.

Contrariamente às low cost, a TAP, que fechou 2010 na liderança do segmento de negócios, tem vindo a reforçar a sua posição nesta área, com uma quota de mercado fixada nos 44%, aponta o mesmo estudo, da responsabilidade do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
Outra das conclusões do estudo aponta para a redução do consumo dos turistas durante as visitas efectuadas à região, uma vez que, nos primeiros três meses deste ano, o gasto médio registou uma quebra de 19% face ao mesmo período do ano passado, para 565 euros.
Na última edição do estudo apurou-se também que o número de turistas que aproveitam a viagem ao Norte de Portugal para realizar uma escapadela à Galiza tem vindo a diminuir, uma vez que apenas 5,2% dos turistas admitiu ter incluído Vigo e Santiago de Compostela no roteiro turístico.
Quatro em cada cinco turistas utilizam a internet para marcar a viagem, o que mostra uma maior preferência pela utilização deste canal face aos operadores turísticos, apontados em apenas 8% das ocasiões como principal canal para marcar a viagem, numa realidade que se estende também às viagens profissionais.
Em linha com as conclusões dos anteriores estudos está o nível de satisfação e a intenção de recomendar o destino a amigos, que continuam em alta com médias de 6,40 e 6,41, respectivamente, numa escala de 1 a 7.
França, Espanha e, agora, o Reino Unido – que substitui a Alemanha do terceiro lugar do ranking – são, pela referida ordem, os países emissores que mais se evidenciam no segmento de lazer, representando 53,8 por cento do total de viajantes. No segmento de negócios, o destaque recai em Espanha, França e Itália.
O “Perfil do Turista que visita o Porto e Norte de Portugal” é um estudo trimestral levado a cabo pelo IPDT, em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, sendo os dados recolhidos através de inquérito por entrevista pessoal (neste caso 551), aplicado na sala de embarque do aeroporto.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger