quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aviação: Ryanair arrasa concorrência no Aeroporto Porto (Via Presstur)



A low cost Ryanair ultrapassou em Março os 40,9% dos passageiros embarcados e desembarcados no Porto, ganhando quota de mercado à generalidade da concorrência, desde as companhias “tradicionais” como a TAP às low cost como a easyJet, de acordo com os dados de tráfego publicados pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Em Março, 182.489 passageiros embarcaram e/ou desembarcaram no Aeroporto do Porto de voos Ryanair, em alta de 47,8% ou cerca de 59 mil em relação ao mês homólogo de 2010.
A Ryanair, que em Março de 2010 era a nº 2 no Aeroporto do Porto, com 32,5% do total de passageiros, atrás da TAP, que tinha 32,8%, este ano está na liderança com mais 8,43 pontos de quota de mercado.
O reforço da posição da Ryanair, porém, não se fez à conta de quedas das concorrentes, mas por um crescimento muito superior ao que essas conseguiram.
A TAP, nº 2, com 127.283 passageiros de e para o Porto em Março, mais 2,1% ou mais cerca de 2,6 mil que há um ano, perdeu 4,28 pontos de quota de mercado, baixando para 28,5%.
O mesmo aconteceu com a easyJet, nº 3, que baixou 0,11 pontos para 14%, embora tendo um aumento do número de passageiros em 16,7% ou cerca de nove mil, para 62.613.
A excepção a este perfil de evolução foi a Lufthansa, que em Março teve uma queda do número de passageiros em 7% ou cerca de 1,6 mil, para 21.975, pelo que perde 1,31 pontos de quota de mercado, para 4,9%.
A Transavia France, 5ª maior companhia no Porto em Março, por sua vez, perde 0,51 pontos de quota de mercado, baixando para 3,3%, embora tenha um ligeiro aumento do número de passageiros, em 0,6%, para 14.596.
As restantes companhias do Top10 tiveram igual sorte, tendo todas reduzido a participação no tráfego de e para o Porto: a Air Nostrum baixou 0,49 pontos, para 2,5%, a Aigle Azur baixou 0,17 pontos, para 1,8%, a SATA Internacional baixou 0,46 pontos, para 1,3%, a Luxair baixou 0,10 pontos, para 0,7%, e a Brussels baixou 0,05 pontos, para 0,7%.
Entre estas companhias tiveram quedas de tráfego de e para o Porto a SATA Internacional, em 12,6%, para 5.864, e a Air Nostrum, em 0,1%, para 11.366.
Os crescimentos foram de 11,5% no caso de Brussels, para 3.171 passageiros, de 7,8% no caso da Luxair, para 3.287, e de 4,6% no caso da Aigle Azur, para 7.824.
Em Março, o Aeroporto do Porto teve 446.489 embarques e desembarques de voos comerciais, mais 17,4% ou mais cerca de 66 mil que há um ano (clique para ler: Aeroporto do Porto cresce a dois dígitos desde finais de 2009), com o crescimento da Ryanair a representar 89% desse aumento do tráfego.
Os dados do Aeroporto indicam que desse total de passageiros, 41,3% viajaram em companhias designadas “tradicionais”, que há um ano tinham 49% do mercado, e 58,1% em low cost, que um ano antes representavam 50,3%.
Entre as tradicionais (184.186 passageiros em Março, -1,2% ou menos cerca de dois mil que há um ano), as portuguesas somaram 132.428 passageiros, mais 0,8% ou mais cerca de mil que em Março de 2010, e ficaram com uma quota de mercado do tráfego em voos comerciais de 29,7% quando há um ano tinham 34,5%.
As estrangeiras, com uma queda do número de passageiros em 5,9%, para 51.758, viram a quota de mercado baixar de 14,5% para 11,6%.
Os números em relação às low cost mostram que o aumento da sua quota mercado se deve em exclusivo à Ryanair, que somou 70,4% do total de passageiros que viajaram em companhias deste tipo, quando há um ano a sua participação era de 64,6%.
Aliás, descontando a Ryanair, as low cost (easyJet e Transavia France) teriam uma perda de quota de mercado de 35,4% para 29,6%.

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