segunda-feira, 7 de março de 2011

Aviação: EasyJet vende mais um milhão de lugares nos 2 primeiros meses do ano (Via PressTur)



A low cost easyJet, que em Portugal opera para os aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Funchal, vendeu nos primeiros dois meses deste ano mais 1,04 milhões de lugares nos voos que em 2010, mas ainda assim ficou aquém do aumento de capacidade e o número de lugares vazios aumenta em quase 200 mil.




A easyJet, que está em 2011 o começo de ano mais forte desde pelo menos 2006, em Fevereiro aumentou as vendas em 13,1%, o que equivale a mais 443 mil lugares vendidos, depois de em Janeiro ter crescido 19,1% (+601 mil lugares).
Apesar destes crescimentos, que lhe dão para os primeiros dois meses do ano um aumento médio de 16%, e de até ter uma ligeira melhoria do rácio de lugares vendidos face a lugares disponíveis (+0,22 pontos, para 82,5%), a easyJet acaba por somar mais lugares vazios nos voos que há um ano.
De acordo com os dados publicados pela low cost, nos primeiros dois meses colocou no mercado aproximadamente 9,18 milhões de lugares que há um ano, tendo um aumento em percentagem (+15,7%) inferior ao aumento do número de lugares vendidos, mas que em valor absoluto, na ordem de 1,24 milhões, é superior.
Desta forma, o número de lugares vazios cresce quase 200 mil ou 1,2%, para 1,6 milhões, ainda assim menos 3,6% ou menos cerca de 59 mil do que tinha nos primeiros dois meses de 2008.
Os dados de tráfego publicados mensalmente pela easyJet mostram que em 2011 está com o crescimento de ano mais forte desde pelo menos 2006, ano em que nos primeiros dois meses estava 10,3% acima de 2005.
Em 2007 acelerou para 11,3% e em 2008 o aumento nos primeiros dois meses atingiu 15%. Em 2009 começou o ano com uma queda de 2,4% e em 2010 voltou ao crescimento a dois dígitos, com +11,5%.
Este ano, com o aumento em Janeiro e Fevereiro para os 7,577 milhões de passageiros, a easyJet ficou 29,3% ou 1,7 milhões acima dos primeiros dois meses de 2009, 26,2% ou 1,3 milhões acima de 2008, 45,2% ou 2,35 milhões cima de 2007 e 61,5% ou 2,88 milhões acima de 2006.
Em número de lugares colocados no mercado, os 9,18 milhões dos primeiros dois meses deste ano traduzem aumentos de 27,2% ou 1,96 milhões face a 2009, 19,8% ou 1,5 milhões face a 2008, 38,4% ou 2,5 milhões face a 2007 e 54,1% ou 3,22 milhões face a 2006.
Em lugares que ficaram vazios, o total dos primeiros dois meses deste ano é 17,8% ou 242 mil maior que em 2009, 3,6% ou 59 mil menor que em 2008, 13,6% ou 192 mil maior que em 2007 e 26,6% ou 337 mil maior que em 2006.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger