domingo, 18 de março de 2012

Actualidade: ANA em conversações com três companhias para operarem no terminal 2 da Portela (via J.Negócios)



A partir de terça-feira o terminal 2 do aeroporto de Lisboa deixa de ter os voos domésticos da TAP, Sata e Aerovip. Passará em Abril a ser o terminal da Easyjet. Mas a ANA quer mais companhias neste terminal.
O aeroporto de Lisboa está em conversações com três companhias aéreas para que estas passem a operar no terminal 2, onde a Easyjet concentra as suas operações a partir de terça-feira, disse à Lusa o director da infra-estrutura.

João Nunes afirmou, em entrevista à Lusa, que há abertura para outras companhias aéreas, além da transportadora de baixo custo ('low cost') EasyJet, operarem no terminal 2, adiantando que já estão a ser feitos contactos nesse sentido.

"Já fizemos três abordagens, duas delas estão muitíssimo adiantadas, uma também está em desenvolvimento", disse o responsável, escusando-se a adiantar mais pormenores e referindo apenas que entre as companhias com as quais decorrem as negociações estão 'low cost'.

Na terça-feira, as companhias aéreas TAP, SATA e AeroVip transferem as suas operações domésticas para o terminal 1 do aeroporto de Lisboa, data em que a EasyJet concentra toda a sua operação no terminal 2.

A EasyJet passará, assim, a ser a única companhia aérea a operar no terminal 2 da Portela, inaugurado em 2007, no âmbito do plano de expansão do aeroporto e que actualmente se destina apenas a partidas de voos domésticos.

Em Abril, a EasyJet abre a sua base em Lisboa, inaugurando cinco novas rotas: Amesterdão, Copenhaga, Bordéus, Veneza e Astúrias.

O director do aeroporto de Lisboa estima que a abertura da base da companhia 'low cost' "vá trazer mais cerca de 300 mil passageiros" ao terminal 2, de modo a que, até ao final do ano, sejam processados mais de dois milhões de passageiros.

Em 2011, passaram 1,6 milhões de passageiros pelo terminal 2, o equivalente a 11% do tráfego total do aeroporto de Lisboa.

De acordo com o director do aeroporto de Lisboa, "no período de inverno o terminal 2 tem ligações a 13 destinos, a que se juntam outros três no verão e a nova base da EasyJet vai trazer cinco novas rotas".

Mais rotas

O tráfego de passageiros no aeroporto de Lisboa cresceu 6% nos dois primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e a infra-estrutura vai contar com 10 novas rotas este ano.

O director do aeroporto de Lisboa afirmou, em entrevista à Lusa, que as previsões para este ano apontam para um crescimento de tráfego de 0,8% em relação a 2011, ano em que passaram pela infra-estrutura 14,5 milhões de passageiros (mais 5,1% do que em 2010).

"Prevemos para este ano um crescimento de 0,8% e, felizmente, estamos a crescer acima deste número", disse João Nunes, adiantando que em Janeiro e Fevereiro foi registado um crescimento acumulado de 6%.

O responsável afirmou que este crescimento beneficiou do facto de o mês de Fevereiro ter tido mais um dia este ano e também do facto do Carnaval ter sido em Fevereiro.

O director do aeroporto disse ter "expectativas" em relação à abertura da base da EasyJet em Lisboa, anunciada para Abril, e ao início da operação da companhia Emirates que, a partir de 9 de Julho, vai ligar com um voo diário Lisboa ao Dubai.

A companhia de baixo custo ('low cost') EasyJet já anunciou que vai abrir cinco novas rotas a partir de Lisboa: Amesterdão, Copenhaga, Bordéus, Veneza e Astúrias.

Além destas ligações, "há perspectivas de cinco novas rotas a operarem pela primeira vez este ano" no aeroporto de Lisboa, avançou João Nunes.

De acordo com o responsável, a Transavia vai lançar duas rotas e a TAP, a 'low cost' bmibaby e a Emirates vão lançar cada uma nova rota.

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger