segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Hoteis: Portugal tem dos melhores "hostels" do mundo! (Via Revista Visão)


Travellers House - Lisboa - Grande Vencedora


Um milhão de pessoas, aproximadamente, de todo o mundo, que reservaram alojamento no site http://www.hostelworld.com/ e pernoitaram em hostels em 2010, elegeram os melhores albergues do mundo. Os três primeiros lugares são de hostels lisboetas, escolhidos entre 25 mil unidades hoteleiras low cost em 180 países. Diversão, higiene, pessoal, segurança, localização e personalidade são as seis categorias a concurso nos Hoscars do Hostelworld.com (sediado em Dublin, na Irlanda), únicos prémios na indústria do turismo decididos, exclusivamente, pelos comentários dos hóspedes.

"Somos tricampeões mundiais. Somos o José Mourinho dos hostels!", brinca orgulhoso João Teixeira, presidente da Associação de Hostels de Portugal e proprietário do Alfama Pátio Hostel (3.º melhor hostel para grupos). "Este ano foi ainda mais arrasador. Como nos anos anteriores, Lisboa teve uma percentagem arrebatadora de prémios, este ano abriram mais categorias e segmentaram outras. Mesmo assim, nas categorias principais Portugal ganhou 11 prémios em 23 possíveis, incluindo os três primeiros prémios, e ganhou nas categorias 'secundárias' oito prémios em 24 possíveis", acrescenta João.


O MELHOR DE TODOS


Há cinco anos, quando abriram a Travellers House num prédio pombalino de quatro andares, com a sala de convívio estilo vintage debruçada sobre a Rua Augusta, na Baixa de Lisboa, Tiago Venâncio e Gonçalo Figueiró não adivinhavam que o seu projeto idealizado em Buenos Aires, na Argentina, quando ambos estavam a meio de uma viagem, seria três vezes consecutivas o melhor do mundo. No passado dia 4 de fevereiro foram até Londres, para numa gala dirigida por Craig Doyle, apresentador de televisão, onde receberem seis prémios. "Foi a primeira vez que o staff foi galardoado e isso é muito importante, pois temos muito brio no que fazemos", refere Tiago. Nos três dias seguintes ao anúncio dos prémios, as reservas aumentaram, no entanto, Tiago tem dúvidas sobre se este fenómeno atrai mais turistas para Lisboa. "Batalhamos bastante para promover muito Lisboa. Queremos que quem chegue a Espanha, continue até Lisboa." Partilhar clientes numa ibéria unida.

"Organizar atividades que são desculpas para as pessoas se reunirem dentro do hostel" foi uma das novidades do ano passado, facultando uma experiência cultural a quem ali pernoita. Na sua maioria têm entre 25 e 35 anos e chegam da América do Norte, Brasil ("a economia brasileira vai muito bem", diz Tiago), Europa, Austrália e Coreia do Sul.

A Baixa está em alta com os três melhores hostels do mundo nas suas ruas. O Lisbon Lounge Hostel (2.º) e o Living Lounge Hostel (3.º) contribuem também para a nova realidade vivida nos centros urbanos: proliferação de alojamentos de baixo custo pensado para backpackers (mochileiros), onde tudo é partilhável desde quartos, casas de banho, cozinha e a sala. Este boom de um negócio empreendedor é responsável pela recuperação de edifícios históricos que revitalizam zonas antigas e nobres de Lisboa e Porto. "Há um exagero de abertura de hostels, uma boa vertente de negócio, mas não há espaço para mais. Atualmente a procura deve rondar os 30% da oferta", explica Tiago. Para Inês Caetano, do Living Lounge Hostel, "há sempre espaço para os melhores. Na época baixa, alguns hostels com 'ratings' mais baixos têm muitas dificuldades. Mas claro que os melhores têm sempre mais clientes mesmo no inverno". Para a equipa do 3.º melhor do mundo, na Rua do Crucifixo, "é para a satisfação dos clientes que canalizamos os nossos esforços de oferecer cada vez melhor. Por isso o nosso lema é não dormir à sombra da bananeira", acrescenta Inês.

Também no Lisbon Lounge Hostel "damos primazia ao conforto", nota Valter, um dos quatro sócios do segundo melhor hostel do mundo e o primeiro no segmento "pequeno", num prédio pombalino na Rua de S. Nicolau que ia ser vendido para apartamentos de luxo, mas que os quatro sócios e amigos "não deixaram". Neste hostel, de decoração moderna e sóbria, em que sobressaem os graffitis do streetartist que assina Mega e os tambores de máquina de lavar roupa a fazerem de mesas de apoio, o ambiente é em tudo semelhante aos restantes: tranquilo.

A NORTE

Foi na categoria "melhor albergue pequeno a nível mundial" que se destacaram o Rivoli Cinema Hostel e o Oporto Poets Hostel, com o quinto e sétimo lugares, respetivamente. Ambos conquistaram o centro histórico do Porto.

O Rivoli Cinema, projeto de Joana Monteiro e mais três arquitetos, um realizador de cinema, um técnico de som e uma médica recuperou um prédio dos anos 30, na Baixa, na Rua Dr. Magalhães Lemos, em frente à entrada dos artistas no Rivoli, a dois passos da Avenida dos Aliados. São seis quartos, duplos e quádruplos, que podem ser escolhidos pelo nome de um filme ou de um realizador. O OPorto Poets Hostel ocupa o antigo mas recuperado prédio onde funcionou a Cooperativa Gesto, muito perto da Torre dos Clérigos. "Uma cama para dormir. Um livro para ler. Um amigo para conversar", frases pintadas à entrada, na sala e numa janela do primeiro andar, mostram a forma como se recebe quem bate à porta. São jovens, têm entre 16 e 25 anos, chegam dos Estados Unidos, do Canadá, do Brasil e mesmo da vizinha Espanha. Partilham o gosto por viajar de mochila às costas.


E O HOSCAR FOI PARA...

Melhores albergues do mundo
1.º Travellers House, Lisboa
2.º Lisbon Lounge Hostel, Lisboa
3.º Living Lounge Hostel, Lisboa

Melhores albergues grandes do mundo
1.º Travellers House, Lisboa
2.º Living Lounge Hostel, Lisboa
3.º Yes! Lisbon Hostel, Lisboa
4.º Hostel Mostel, Sofia
5.º Friendly Fun Franks Backpackers Hostel, Riga
6.º Montreal Central, Montreal
7.º Han Tang Inn Youth Hostel, Xi'an
8.º Home Lisbon, Lisboa
9.º EastSeven Berlin Hostel, Berlim
10.º Castle Rock Hostel, Edimburgo

Melhores albergues pequenos do mundo
1.º Lisbon Lounge Hostel, Lisboa
2.º Rossio Hostel, Lisboa
3.º Greg & Tom Hostel, Cracóvia
4.º Academy Hostel, Florença
5.º Rivoli Cinema Hostel, Porto
6.º Hostel of the Sun, Nápoles
7.º Oporto Poets Hostel, Porto
8.º Oasis Backpackers Hostel Granada, Granada
9.º BackHome Kuala Lumpar, Kuala Lumpur
10.º Sant Jordi Diagonal Hostel, Barcelona

Melhores albergues para grupos
1.º The Naughty Squirrel Backpackers Hostel, Riga
2.º Yes! Lisbon Hostel, Lisboa
3.º Alfama Patio Hostel, Lisboa


Categorias especiais

Melhor personalidade: Travellers House, Lisboa
Albergue mais seguro: Travellers House, Lisboa
Albergue mais divertido: Travellers House, Lisboa
Melhor localização: Academy Hostel, Florença
Melhor pessoal: Travellers House, Lisboa
Albergue mais limpo: Lisbon Lounge Hostel, Lisboa


0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger